Crédito Consolidado: uma ferramenta para construir um melhor futuro financeiro
Não é fácil gerir um orçamento familiar com o peso de duas ou três prestações de crédito às costas, especialmente quando os salários estão a crescer abaixo da inflação e o Banco Central Europeu não faz intenção de baixar as taxas de juro.
Este estado de coisas leva a que a taxa de esforço das famílias suba e as coloque à beira do incumprimento com os contratos de crédito. Existe, contudo, uma solução para este problema: o crédito consolidado.
Crédito Consolidado: o que é?
Apesar de carregar a palavra “crédito” no nome, esta solução financeira atua como uma preciosa ajuda à estabilidade do nosso orçamento familiar. Como? É o que vamos explicar já a seguir.
Na prática, o crédito consolidado é uma solução de crédito que junta todos os créditos ao consumo que o consumidor tenha num só, com apenas uma mensalidade e uma taxa de juro mais baixa e fixa ao longo do contrato.
Assim, quando um cliente que está a começar a sentir dificuldades para pagar os seus créditos e decide pedir um crédito consolidado, o banco (que não tem obrigatoriamente de ser aquele em que tem os seus créditos ao consumo) irá liquidar os créditos que tem contratualizados, ficando o cliente a pagar apenas uma mensalidade (mais baixa do que a média das mensalidades anteriores) com menor taxa de juro e um prazo de reembolso mais alargado perante uma única instituição e sempre em data certa.
Ainda que a reorganização financeira seja a principal valência de um crédito consolidado, esta solução permite-nos ainda usufruir de financiamento extra, uma vez que podemos pedir um valor mais elevado do que aquele que temos em dívida e utilizá-lo para investir, pagar uma despesa ou criar um fundo de emergência.
Uma ferramenta que ajuda a construir um melhor futuro financeiro
Se se encontra numa situação financeira que exige cuidados e pretende apostar num crédito consolidado, eis um exemplo prático de como deve proceder:
• Exemplo prático
Imaginemos que temos a nosso cargo três créditos ao consumo no valor total de 30 mil euros que implicam o pagamento de mensalidades, também totais, de 1000 euros. Como o rendimento mensal do nosso agregado familiar é de 1800 euros, a nossa taxa de esforço será de:
Taxa de Esforço: Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100
1000/1800 x 100 = 55,5%
Assim, do bolo total do nosso rendimento mensal, uma vez pagas todas as mensalidades de crédito, sobra-nos 44,5% do orçamento para rendas, alimentação, pagamento de eletricidade, água, gás, etc.
Com isto em mente, decidimos, então, partir para a contratualização de um crédito consolidado em que vamos pedir 30 mil euros para liquidar os créditos que temos em mãos no prazo de 84 meses.
Através de uma simples e rápida pesquisa online por “crédito consolidado”, vamos deparar-nos com uma série de ofertas de crédito, entre as quais a solução de crédito consolidado do UNIBANCO, marca da UNICRE – instituição financeira de crédito.
Ao entramos na página online de crédito consolidado do UNIBANCO, somos brindados com um simulador online que nos permitirá calcular a mensalidade que ficaremos a pagar em função do montante (entre 5 mil e 75 mil euros) e prazo de reembolso (de 24 a 84 meses) que escolhermos.
Uma vez que o nosso objetivo é apenas saldar a dívida decorrente dos três créditos que temos, decidimos simular um pedido de financiamento de 30 mil euros a reembolsar em 84 meses.
Para estes valores, o simulador do UNIBANCO dá-nos uma mensalidade de 555,98 euros.
Para percebermos de que modo este valor de mensalidade se irá refletir na nossa taxa de esforço, fazemos novamente contas:
Nova Taxa de Esforço com a mensalidade UNIBANCO: 555,98/1800 x 100 = 30%.
Como vemos, com a solução de crédito consolidado do UNIBANCO vamos poupar quase 500 euros em mensalidades e, simultaneamente, baixarmos a nossa taxa de esforço para os 30%
Se quisermos partir imediatamente para a contratação deste crédito consolidado, basta clicar na barra “Pedir Já” que acompanha o simulador, preencher um formulário online, anexar os documentos exigidos e submeter o pedido.
Caso o nosso pedido seja aprovado, o UNIBANCO vai liquidar os três créditos que tínhamos e, assim, construir um melhor futuro para a nossa família.