Noticias

Salário Médio em Portugal subiu em relação a 2022

O salário médio no setor público cresceu 6,6% em 2023 face ao ano anterior.

Apesar das muitas discussões partidárias envolvendo o valor real dos salários em Portugal, de acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), o salário médio por trabalhador na função pública atingiu 1505 euros no ano passado, valor que se consubstancia num crescimento de 6,6%, ou seja, mais 93 euros do que em 2022 e mais 27,5% do que em 2015.

Apesar de também se ter verificado um crescimento significativo no salário médio bruto por trabalhador no setor privado (+7,2% ou mais 94 euros do que em 2022), o rendimento mensal continua abaixo daquele que se regista no setor público tendo-se ficado pelos 1396 euros.

De frisar que, em relação ao valor do salário médio no setor privado, este superou o referencial de aumento dos salários de 5,1% previsto no Acordo de Médio Prazo para a Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade.

Remuneração bruta aumentou no último trimestre de 2023

Ainda de acordo com os dados do INE, no último trimestre de 2023 verificou-se um aumento da remuneração bruta total mensal média no setor público para os 1670 euros, valor que, em comparação com 2015, corresponde a uma valorização de 27,7% (valorização real de 8,4%).

Já no setor privado, a valorização da remuneração bruta total mensal média, no período em causa, foi de 31,8%, o que corresponde a uma valorização real de 12,0%.

2023 fechou com índice de confiança dos consumidores em alta

Depois de ter descido nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, o indicador de confiança dos consumidores acabou por retomar o caminho do crescimento no último mês do ano passado.

De acordo com o INE, este retomar da confiança “resulta de várias componentes”, entre as quais podemos encontrar as “expectativas de evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar; opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar; perspectivas da evolução futura de realização de compras importantes por parte das famílias”.

Para além do aumento do indicador de confiança dos consumidores, dezembro fechou com um outro aumento, desta feita do indicador de clima económico. De notar que, este indicador, tinha recuado nos meses de setembro e outubro.

Faturação do Retalho aumentou no Natal e Ano Novo

O optimismo dos consumidores e o favorável clima económico são fatores a considerar no aumento da faturação do Retalho no Natal e Ano Novo de 2023.

Segundo os dados do REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, na última época festiva do ano passado, a faturação dos negócios portugueses aumentou 9% face ao mesmo período de 2022, registo impulsionado sobremaneira pelo maior número de consumidores (+9% face a 2022) e transações efetuadas (+13% face a 2022).

O pico de faturação acabou por ser registado a 23 de dezembro, dia em que se registou +60% face à média dos restantes dias do mês.

Em termos setoriais, a Restauração (+17% do quem 2022), a Hotelaria e Atividades Turísticas (+13%), os Cabeleireiros (+12%) e a Moda (+11%) acabaram por serem as categorias em destaque.

Contactless destaca-se como o “melhor amigo” da faturação dos negócios portugueses

Apesar de ainda não existirem dados finais sobre o contributo dos vários métodos de pagamento para a faturação dos retalhistas nacionais no ano passado, de acordo com o REDUNIQ Insights, no primeiro semestre de 2023, o peso dos pagamentos contactless na faturação dos atingiu os 62%, mais 56% do que aquilo que se verificava em 2019, enquanto o peso desta tecnologia de pagamento nas transações alcançou os 80% no mesmo período de análise.

Face a estes números e tendências observadas, a conclusão é óbvia: os negócios só têm a ganhar se oferecerem aos seus clientes o meio de pagamento que eles mais utilizam.

Para que isto aconteça, contudo, torna-se necessário que os retalhistas apostem num meio de pagamento que lhes permita aceitar não só pagamentos contactless através de cartão, como também através de meios de pagamento digitais que estão em crescimento entre os consumidores, como é o caso do MB Way ou do Apple Pay.

Neste ponto, a REDUNIQ, marca especializada no desenvolvimento de soluções de pagamento inovadoras, adquire destaque entre as demais, já que coloca à disposição dos retalhistas não um, não dois, mas três terminais de pagamento automático (TPA) preparados para se afirmarem como a resposta para as suas necessidades: REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft.

• REDUNIQ Easy: TPA criado a pensar nos negócios que façam poucas transações permitindo que estes, sem custo de adesão, período de fidelização ou receita mínima, aceitem pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, contactless, MB WAY, Google Pay e Apple Pay;

• REDUNIQ Smart: solução TPA Android que traz incorporada um conjunto de apps de gestão (como softwares de faturação, impressão de bilhetes e faturas)  que vão auxiliar os negócios a tornarem-se mais móveis e digitais permitindo-lhes que aceitem pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay.

• REDUNIQ Soft: App que o retalhista instala no seu smartphone ou tablet e que lhe vai permitir receber, onde e quando quiser, pagamentos por QR Code, NFC ou Contactless de forma rápida e simples sem precisar de um TPA físico.

5/5 - (1 vote)
Partilhar este artigo