Noticias

Qual é a diferença entre design de interiores e decoração de interiores?

O design de interiores é a arte e ciência de compreender o comportamento das pessoas para criar espaços funcionais dentro de um edifício, enquanto que a decoração de interiores é o mobiliário ou adorno de um espaço com peças decorativas para descobrir a melhor estética.

Em suma, os decoradores de interiores podem decorar, mas os decoradores não concebem.

Já alguma vez entrou num quarto, seja numa casa de espectáculo, na casa de um amigo, ou mesmo num hotel, e foi verdadeiramente arrebatado pelo que viu?

Simplesmente viu-se ali parado, de olhos arregalados, de queixo caído, e quase hipnotizado pelo seu novo ambiente… Isto é muitas vezes o produto de um design interior de qualidade, aliado a alguma decoração inteligente.

Deveres do Designer de Interiores

Um designer de interiores cria espaços de habitação ou de trabalho para acomodar as necessidades das pessoas. Um designer resolve problemas estruturais difíceis para criar espaços que melhoram as qualidades de vida dos residentes.

Os designer de interiores devem aderir aos códigos de construção e aos requisitos regulamentares, encorajando a sustentabilidade ambiental.

Um designer de interiores investiga, analisa e planeia arranjos interiores para os tornar física, social e esteticamente funcionais.

A tecnologia moderna e os programas informáticos avançados permitem aos designers de interiores criar áreas de vida virtuais antes de as finalizar para desenvolvimento ou construção.

decoração de interiores

Deveres do Decorador de Interiores

Os decoradores de interiores geralmente não trabalham com arquitectos para criar espaços interiores; embelezam espaços interiores que já existem.

Um decorador de interiores pinta frequentemente paredes, pendura papel de parede, selecciona e coloca mobiliário, instala tratamentos de janela, e adiciona acessórios como tapetes, candeeiros, almofadas e arte de parede a uma sala.

Na decoração de interiores não se derrubam paredes nem altera estruturalmente a disposição de um espaço interior.

Uma decoradora de interiores usa frequentemente as suas competências para adornar um espaço vivo, uma vez que um designer de interiores tenha feito as mudanças estruturais ou funcionais necessárias.

Qual é a diferença entre design de interiores e decoração de interiores?

No design de interiores tem de haver um equilíbrio entre a estética e também a prática de viver numa casa.

A funcionalidade do espaço é um aspecto muito importante para satisfazer as necessidades do cliente.

Por este motivo, há um trabalho de fundo na avaliação do espaço em termos de vantagens e desvantagens, a fim de se verificar também se o espaço requer alterações na distribuição.

O que significa que o primeiro passo é sempre analisar a arquitectura do espaço, e alterá-la, se necessário.

O passo seguinte é então a estética do espaço, tornando-o apenas uma parte do processo de um projecto de design de interiores.

O Feng Shui é o exemplo perfeito de design de interiores e a sua intenção fundamental

Ao compreender as diferenças entre um designer de interiores e um decorador, o Feng Shui é o exemplo perfeito:

Feng-Shui: um sistema de leis consideradas para governar a disposição e orientação espacial em relação ao fluxo de energia e cujos efeitos favoráveis ou desfavoráveis são tidos em conta ao projectar edifícios.

Isto resume maravilhosamente o propósito de um designer de interiores. De facto, qualquer decorador de interiores terá uma profunda compreensão (e paixão) por esta antiga prática (pela qual temos de agradecer aos chineses)!

Em conclusão, tanto a decoração como o design de interiores têm em conta como tornar o espaço esteticamente o mais atraente possível, mas têm processos diferentes.

No entanto, ambas as áreas estão intimamente relacionadas, uma vez que é necessário um entendimento de ambas para o profissional especializado em ambas as áreas.

4.6/5 - (16 votes)
Partilhar este artigo