Como manter uma piscina durante o inverno

Se tem uma piscina em sua casa, deve conhecer algumas dicas para que fique em perfeitas condições durante o inverno. Embora seja verdade que, nessa época do ano, a piscina geralmente não é usada e não exige tanta manutenção como no verão, deve prestar um pouco de atenção para que esteja preparada quando o tempo estiver bom e a quiser usar.

A primeira coisa a considerar é o tipo de piscina que é. Se a piscina for desmontável, precisa primeiro de verificar se necessita de uma peça de reposição, como o forro ou as mangueiras, que geralmente são as peças que são trocadas com mais frequência.

As marcas mais conhecidas de piscinas desmontáveis são a Gre, Toi e Intex. O liner ou forro é um elemento essencial, pois é onde a água está; portanto, é necessário verificar bem, confirmando se não há um pequeno orifício ou poro onde possa haver perda de água.

Se não for excessivo, com um remendo especial como os kits de reparação de forros piscinas gre, será suficiente. Se, pelo contrário, já possui vários, a melhor opção é colocar um forro novo para que não se rompa.

No caso das mangueiras, se estiverem bem, podem ser desconectadas do filtro, esvaziar a água que podem ter dentro para que não congele em caso de geada e armazenadas. Também podem ser desconectadas da parte em que estão enroscadas no filtro e colocadas dentro da piscina.

Se o modelo que tem em casa é uma piscina de construção, é preciso ter mais atenção nas paredes, caso haja algum tipo de rachadura para as reparar, além da casa de máquinas, onde o filtro deve ser instalado, verifique bem se tem alguma peça defeituosa para trocá-la.

Além do acima mencionado, deve ser efetuado um tratamento especial da água para que seja preservada e assim evitar esvaziar a piscina todos os anos. Com isto consegue poupar consideravelmente e também evita o consumo excessivo de água, o que ajuda o meio ambiente.

O tratamento pode ser o mesmo que é usado no verão e basta ir renovando quando o fabricante indicar, além de colocar o filtro de vez em quando para limpeza, ou pode optar por executar um processo conhecido como hibernação, no qual coloca o produto específico sem precisar conectar o filtro.

A única coisa a fazer é adicionar a quantidade de acordo com o que o fabricante indica na embalagem e, quando quiser usar a piscina novamente, faça um tratamento de cloro antes de voltar ao mesmo processo do verão.

Caso a piscina seja tubular como as da marca Intex, pode desmontá-la e guardá-la sem problemas até ao próximo verão. Tudo o que precisa fazer é seguir o manual do fabricante passo a passo para que não haja problemas.

Por outro lado, um dos elementos tão importantes no inverno para a piscina é a cobertura específica para esse período, pois cumprem uma função essencial que é proteger para que não caiam folhas ou qualquer outro tipo de resíduos que suje mais a água.

Com estes passos, terá a piscina em perfeitas condições para poder usá-la no verão seguinte sem problemas.

Partilhar este artigo