Produtos

PomaBrush: uma escova de dentes inovadora de silicone com quatro meses de vida útil da bateria

Uma escova de dentes de aparência invulgar de alta tecnologia atraiu meio milhão de dólares de financiamento de crowdfunding. PomaBrush é como um cruzamento entre uma escova de dentes sónica e os Apple AirPods. Tal como os AirPods, a escova de dentes vem numa caixa que a carrega enquanto a armazena, tal como a caixa dos AirPods carrega os seus AirPods.

O seu design elegante estaria num guia de produtos Apple, mas é claro, a Apple não fabrica escovas de dentes. A caixa pode ser carregada sem fios ou através do cabo USB-C fornecido.

Quando a PomaBrush foi listada no site kickstarter.com, tornou-se um sucesso instantâneo, angariando quase $1M de dólares provenientes de patrocinadores apaixonados. 

Então, porque é que as pessoas estão a ficar malucas com a PomaBrush quando se pode comprar um pacote de escovas de dentes manuais na Woolies and Coles por alguns dólares?

Talvez melhorar a limpeza dos dentes esteja no nosso ADN. Tem sido um dos desafios tecnológicos mais longos da humanidade. As pessoas têm procurado melhorar a limpeza dos dentes desde que os palitos de mastigação foram usados pela primeira vez há cerca de 5500 anos.

As escovas de dentes eléctricas foram inventadas por volta dos anos 20 e tem estado amplamente disponíveis desde que eu era criança.

As escovas de dentes sónicas, uma subcategoria eléctrica, estão disponíveis há décadas. Em vez de esfregar ou polir os dentes e gengivas, elas vibram a taxas fenomenais – tipicamente 12.000 a 48.000 vibrações por minuto, ou 200 a 800 vezes por segundo.

PomaBrush sonic toothbrush and its charging case.

Os ultra-sónicos como o Megasonex vibram 192 milhões de vezes por minuto, ou 3,2 milhões de vibrações por segundo. Eliminam a placa bacteriana e massajam as gengivas.

Ponho os meus dentes em risco para experimentar uma PomaBrush de pré-lançamento. Em comparação com o Megasonex, o PomaBrush vibra nas relativamentes sedativas 15.000 vibrações por minuto, ou 250 vibrações por segundo. Também utiliza uma nova cabeça de escova de silicone, em vez de cerdas normais. O resultado é uma experiência de escovagem suave e delicada.

Tenho dentes da frente fortes, mas os de trás são sensíveis; acho um pouco desagradável usar uma escova de dentes eléctrica sobre eles, e dei comigo a saltar de volta para uma escova manual. Não experimentei isto com a PomaBrush e continuei a usá-la. A PomaBrush pode ser suave, mas depois senti que os meus dentes e gengivas tinham um treino. Usei pasta de dentes normal, como sugerido.

É importante dizer que a experiência de todos com escovas de dentes será diferente, pois o estado dos nossos brancos perolados é diferente.

O júri está em dúvida se o silicone é uma opção eficaz, mas o toque macio torna a limpeza dos dentes menos onerosa e a natureza antimicrobiana do silicone significa que é menos provável que se encontre uma infecção bacteriana.

PomaBrush não é a única escova de dentes sónica com uma cabeça de silicone; a ISSA de FOREO da Suécia também tem uma cabeça de silicone, embora seja o dobro do preço.

PomaBrush tem o seu próprio método para o encorajar a escovar durante apenas dois minutos. Alguns produtos de escovas de dentes eléctricas incluem um relógio digital que lhe permite regular o tempo de limpeza em cada quadrante: os lados superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito da boca.

Em contraste, a PomaBrush pára momentaneamente o motor durante 30 segundos, o que é um pronto a trocar de quadrantes. O motor desliga-se completamente ao fim de dois minutos. Isto facilita o ritmo da sua limpeza.

O arranque diz que terá de carregar a caixa apenas três vezes por ano; isso é algo que não podemos verificar num curto espaço de tempo. Diz-se que a escova suporta um mês de carga com a caixa a prolongar a duração da bateria mais três meses. A PomaBrush oferece certamente uma limpeza suave que parece ser eficaz.

Partilhar este artigo